quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Linhas tênues

Mais um ano está acabando...que raios realmente significa isso?
Nós vivemos acreditando que ciclos de tempo pré-determinados influenciam nossas vidas positiva ou negativamente, aliás nossa vida gira ao redor de um bocado de crenças e nós não deixamos de desejar feliz ano novo, com muito dinheiro no bolso e saúde para dar e vender, como se esses auspícios, salvo a cordialidade, fossem realmente influenciar as nossas vidas.
De fato um ano na vida de uma criança significa aumento de estatura, de conhecimento, de malícia, mas à partir do momento que já superamos a fase de crescimento e a educação formal também, esse negócio de contagem de tempo muda um pouco.
Talvez você funcionário público ou empregado formal espere por suas férias e pelo seu décimo terceiro salário, ou ainda pelo cumprimento de metas do período, mas para mim como outro punhado de pessoas isso não conta muito.Nesse momento na verdade eu sinto um certo vazio, afinal de contas meu telefone não está tocando...fiquei viciado em viver ocupado.
Nós vivemos presos a nossas crenças de forma tão arraigada que o fato de cumprir uma meta em um intervalo de tempo nos traz satisfação, embora não levemos em conta os desgastes que tudo isso nos traz.Por outro lado para quem não tem as metas, o simples fato de não termos nenhuma obrigação de horário ou compromisso muitas vezes nos deixa angustiados, afinal de contas não somos gente decente se não estivermos produzindo algo e o único ócio admissível é aquele que é regulamentado por lei.
Às vezes me pergunto se não deveria haver um dispositivo legal que nos concedesse uma bolsa saco cheio, algo que nos provesse do dinheiro que normalmente ganhamos, para que pudéssemos nos desvincular um pouco dessa angústia que tanto nos inferniza.
Mais do que simplesmente trafegarmos entre a sanidade e a loucura, em geral nos esquecemos de mencionar o sentimento de excitação e tédio,ou entre o estado de competitividade, que nos traz a adrenalina do risco de perder.Além de emocionalmente perturbados não somos menos lúdicos do que nossos cães e gatos.
Mas afinal de contas o que exatamente estou querendo dizer com isso? Realmente não sei, mesmo porque sofro junto com os demais seres humanos porque a única certeza que tenho é de que qualquer dias desses passo dessa para outra.
Mais do que o mero desabafo, eu quis dizer que um ano para mim é um período que vale para cálculo de exercício fiscal, para determinar épocas de sentir calor e frio,de poder comer algumas coisas ou outras e de celebrar nascimentos e partidas, nada mais, mesmo porque ninguém me falou com precisão qual é o momento certo de casar, ter filhos , ter cabelo branco ou perdê-lo, de ficar doente, enviuvar ou morrer.
Estou mal humorado? Não, mas essa hora eu queria estar em Florianópolis tomando uma gelada na praia de Ingleses, observando a arrebentação do mar e o planar das gaivotas...e se o mundo fosse explodir pelo menos seria em um momento no qual eu estaria tendo prazer...Feliz 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário