quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Ração humana

Outro dia desses escrevi sobre universos paralelos, e mencionei mundos com os quais não estou familiarizado.
À princípio a ficção científica descreve um universo paralelo como um mundo ao contrário e acho que esse conceito se aplica mais a este post do que ao outro, vejam só.
Segundo o dicionário Houaiss ração pode ser difinida como:
1.Quantidade de alimento calculada para o consumo diário ou para cada refeição de um indivíduo
2.Porção de víveres distribuída racionadamente (p.ex., a soldado, a presidiário etc.)
3. Porção de alimento (grão, palha etc.) que se dá a um animal diariamente.
Das três definições a que me soa mais familiar é a terceira..alimentação para animais...para ser mais familiar ainda ração para cães e gatos.Comida para passarinho eram as chamadas misturas e a vitamina amarela...esses termos eram usados por um amigo de infância que criava canários.
Notem que não acho que as outras definições estejam incorretas, mas como nunca fui preso nem fui soldado não as considero usuais. A maioria dos pobres mortais ao ouvir falar de ração certamente pensarão em um grande saco de Bonzo...os mais novos pensaram em Pedigree Champ ou congêneres.Mas nove entre dez pessoas não pensará em sua própria alimentação.
Enfim, vamos ao ponto.
Agora há pouco eu falei do bom e velho Bonzo.Por um acaso essa ração que estava até há pouco tempo fora de fabricação encheu os bandulhos dos meus totós por muito tempo.
Bonzo foi lançada no Brasil no final dos anos 70 e me lembro da preocupação do fabricante em transmitir ao consumidor a idéia de que o seu totó comeria algo muitíssimo nutritivo e com um sabor de carne tão intenso que o cão não se daria por conta de que estaria comendo ração indus-trializada. Notem que o publicitário agiu como se estivesse vendendo ração para consumidores exigentes, verdadeiros gourmets de paladar sofisticadíssimo.
Esse apelo foi tão forte que eu duvido que exista algum cachorrista que não tenha provado bonzo para sentir qual era o gosto.Eu fui um deles.Experimentei a ração seca e umidecida. Notem ainda que pasteleiros oportunistas se aproveitando dessa crença criaram na época o famosíssimo pastel de Bonzo, que chegou a virar notícia escandalosa nos periódicos da época.
Não bastando ainda esse apelo, ainda hoje sou capaz de cantar o jingle do Bonzo Fígado, cuja letra foi adaptada à uma das árias da ópera o Barbeiro de Sevilha..."Bonzo fígado, bravo, bravíssimo é novidade para agradar, saborosíssimo , saborossímo todo cachorro vai adorar..."
Eu considero a campanha do Bonzo um case de sucesso...e não devo ser o único.
Hoje, em pleno ano de 2010, 30 anos depois de uma campanha dessas, em plena era da Slow food, da dieta mediterrânea, em um momento que se pode dizer que o gosto pela boa mesa está se popularizando como nunca me aparece uma anta querendo vender um troço chamado RAÇÃO HUMANA??
Eu sei que vivemos também a era de alimentos funcionais, multivitamínicos shakes, fibras granolas e outras coisas.Em meio a toda essa parafernália provavelmente deve haver bastante coisa bem saudável. Mas o saudável e o nutritivo na minha infância sempre teve gosto horrível e isso não deve ter mudado.
A tal ração humana pode até ser a coisa mais saudável do mundo, mas vem cá, em um momento como esse tem gente querendo me convencer a comer um troço com esse nome?
Do jeito que o trabalho tem absorvido meu tempo e minha vida, uma oferta como essas me faz sentir como um verdadeiro animal de carga movido a fardo de ...RAÇÃO e remontou um outro momento da adolescência.
Esporadicamente eu tinha que ir a um escritório que se localizava na rua Álvaro de Carvalho, no centro da cidade.Essa rua é uma travessa da Rua Martins Fontes e ali além da sede do DCI (antigo Diário do Comércio e Indústria) havia ainda um pequeno botequim que servia refeições a preços populares. O proprietário na onda das siglas apelidou carinhosamente o estabelecimento de CRE, que queria dizer Centro Reabastecedor Estomacal. Impossível não estabelecer uma relação....eu devo ter atravessado algum espelho e estou em algum universo paralelo.... Socorro!!!!!!

4 comentários:

  1. Devo dizer, meu caro David, que a ração humana é boa. E que também testei a Frolic e a Pedigree Champ que dava para meus pimpolhos caninos... (Não usei Bonzo, mas já vi gente comendo numa festa - digamos que sem querer)
    Mas o CRE eu não conhecia...

    ResponderExcluir
  2. Roby amigão,
    Como eu disse, a tal combinação deve ser realmente saudável, mas por coincidência antes de escrever esse post já tinha lido em algum lugar que não era o único indiginado...o Josimar Melo, crítico gastronômico da Folha se indignou com a alcunha do tal alimento funcional...eu copiei e encaminhei no seu e-mail o texto do blog dele...não deixe te ler os comentários dos leitores dele...o post dele gerou 81 comentários...acho que acertei na veia quando escolhi o tema...

    ResponderExcluir
  3. Caríssimo Loopy,
    Creio que em meio ao caos urbano em que vivemos hoje a ração humana talvez seja uma opção louvável para agilizar nossos dias... o nome não é atrativo, nem deve ser tão gostoso, indo de encontro ao todo "slow" e adjacências tão em moda ultimamente... mas o conceito não deixa de ser válido né?
    Bom, só pra não deixar passar em branco: eu também comi e Bonzo e um negócio que se chamava "Dudogs"!! Lembra desse? rsrs

    ResponderExcluir
  4. Estimados Roby e Rose, vocês não são capazes de imaginar o quanto eu curti ter suscitado o debate...de fato esses alimentos funcionais tem seu valor...eu mesmo já me consultei com um médico ortomolecular e tomava suco de clorofila de manhã...até hoje tomo 1g de vitamina C de manhã e adoro frutas secas...mas o que pegou para mim e não pegou para vocês talvez seja o fato de querer me sentir um pouco mais gente.
    Nossa qualidade de vida está muito baixa, independente da alimentação.Comer coisas gostosas com uma vida que nem a que a gente leva soa como um carinho que a gente se faz.
    Para mim hilário mesmo é esse contrasenso do marketing que tenta nos convencer que a ração para os totós é quase carne ou alimento integral...e em contrapartida para nós "humanos" está sendo oferecido algo cujo nome nos dirige exatamente no sentido contrário...algo que não se parece absolutamente com nada que a gente goste ou que se assemelhe a comida de gente.
    A questão é o impacto das palavras...os quesitos nutricionais e funcionais eu deixo para foruns mais serios...se eu divagar demais aqui isso vira trabalho acadêmico e de trabalho eu já tenho vivido até as tampas...a gente precisa rir mais...talvez precise de mais motivo para rir, enfim....
    By the way Rose eu experimentei Dudogs também...eu mencionei só o Bonzo por ser uma referência...e também por causa da cantoria do comercial...alías eu tenho um fraco em assimilar esse jingles que adaptam letras que promovem produtos à peças do cancioneiro popular...jamais vou esquecer do comercial do Cornetto quando ainda era feito pela falecida Gelato...
    Brigado pelos comentários...meu próximo post será dedicado ao mais novo e polêmico livro do Salman Rushdie chamado "Buda, o gordo bundão"
    :-)

    ResponderExcluir