domingo, 16 de maio de 2010

Civilidade, urbanidade, boa vizinhança ou não sou culpado por sua infância infeliz!!!!!

O título desse post me veio porque não consigo encontrar razão maior que justifique atitudes que sou obrigado a presenciar ou a tomar conhecimento.
Outro dia desses eu recebi um e-mail que tinha por título "Pobre deveria ser proibido de ter câmera fotográfica digital".
Este e-mail trazia fotos de gente muito pobre,na maioria eram pessoas bem feias em poses e cenários para lá de bizarros...até foto de cadáver exumado tinha no meio da história.
Eu não concordo com esse tipo de raciocínio, mas não posso deixar de pensar que no tempo da câmera fotográfica analógica e da revelação de fotos caras as pessoas eram mais contidas em expressar suas aptidões "artísticas".
Como a fotografia hoje é praticamente gratuita ficou fácil ter um ataque de bobeira à qualquer momento.
O que me incomoda não são gostos e aptidões, mas a infindável infância mal resolvida. que aflora.
Crianças falam alto,se intrometem nas conversas dos adultos, passam o tempo todo querendo ser o centro das atenções e fazem todo tipo de esforço para chamarem a atenção para si.
De uma maneira geral as pessoas cedo ou tarde, por bem ou por mal acabam aprendendo a respeitar espaços...assim como aprendem o que é ficar à vontade e aprendem ainda onde e quando.
Eu ando me sentindo com vontade de relativizar o meu conceito "de uma maneira geral",porque na verdade acho que ainda estou nivelando as pessoas por cima em uma série de quesitos.
As pessoas tem cada dia mais instrumentos para expressar seus sentimentos, por mais escrotos que esse venham a ser...e não é uma questão de condição financeira, é uma questão de espírito de porco e completa falta de senso de ridículo.
O resultado desse surto de expressão estética e visual é a revelação de um gigantesco grupo de pessoas com assuntos relativos à infância muito mal resolvidos. Isso independe de condição social e econômica.
Eu trabalho com uma pessoa que na falta de um, tem dois celulares que tocam musicas idiotas em volume de toque altíssimo. Por mais que eu já tenha reclamado ela não abaixa o volume dos toques porque provavelmente acha legal ser o centro das atenções quando os telefones tocam.
Diarimente eu vou para o escritório de ônibus e gosto muito de música que escuto nos meus fones de ouvido, mas à torto e à direito tem um mano ou uma mina escutando música alto, sem fones...bebês quando querem a atenção da mãe choram em uma frequência e um volume que sabem que irá incomodar.Notem que há uma lei municipal de 1965 que proíbe o uso de aparelhos sonoros nos transportes público de São Paulo. Recentemente vi uma placa com essa notificação em um ônibus que trazia à bordo um mano que não só estava com o radinho ligado, como cantava e batucava junto com a música.
Hoje está terminando a virada cultural.Dentre as muitas atrações houve apresentações de pessoas que gostam de se pendurar pelas peles da costas com ganchos....por que eu tenho que ficar sabendo que isso existe? Por que eu tenho que ver isso??O que pode haver de bom nisso para que seja difundido?
Eu poderia passar a noite descrevendo outras situações das quais sou alvo diariamente, mas acho que os exemplos que narrei são mais do que o suficiente para que as pessoas entendam do que eu estou falando.
Vamos entender as coisas assim:
Eu não julgo gostos e opiniões, mas eu prezo a convivência e acho que ninguém é responsável pelos níveis altos ou baixos de felicidade que eu possa estar sentindo.Nos mesmos termos não me sinto responsável pelas infâncias pobres, infelizes e frustradas de ninguém.
Não me importo com as pessoas que estão abrindo mão de qualquer privacidade que possam ter, por conta de acharem que suas vidinhas medíocres possam ser do interesse de toda a humanidade, mas em compensação acho chato pacas essas mesmas pessoas acharem que todo mundo deva assumir condutas similares.

5 comentários:

  1. Quando eu falo que a conduta anti-social é uma opção todo mundo fala que eu tô deprimida.
    Eu concordo muito com tudo que vc escreveu!
    Acho inclusive que a cirurgia do Bono Vox foi um aviso celestial da hora de sua aposentadoria - vc não acha?! Meu chefe me ouviu dizendo isso e achou que eu tava com níveis de stress aumentados...
    E viva a cultura anti-social, cada vez mais almejada e reverenciada pelas pessoas de bom senso.

    ResponderExcluir
  2. Putz Sweet Rose, você acertou na veia...eu detesto o Bono Vox e a maldita verve de salvador do mundo que ele tenta vender...o babaca vai para Davos sem ser chamado e com seus ares de ser superior discursa na tribuna como se estivesse ensinando aos vilões do mundo que eles devem ser bonzinhos...antigamente o apelo para vender discos era menos hipócrita...pior é que do outro lado ele não perdoa nem os fãs...tem que discursar nos shows também....e a pior de todas as partes é a porcaria da música com aquela guitarrinha repetindo a mesma nota o tempo todo...isso é o que eu chamo de violação do 11o.mandamento que diz "Não forçai a barra"

    ResponderExcluir
  3. O Bono e o Lula vão salvar o mundo!
    Mas olha, a parte social do Bono eu até que nem acho tão lamentável. O grande problema dele são todos os discos que ele lançou depois do primeiro... isso é dureza de aguentar!

    ResponderExcluir
  4. prá mim tudo isso é um grande amontoado de demagogia somado ao pior do opotunismo... maldita guitarrinha dos 35 rocks de uma nota só...

    ResponderExcluir
  5. O Bono é chato. Mas ficou rico dando uma de chato. Vai ver que justamente por ser chato. Sei lá... É o Sting II, mas em versão "paz na Terra", em vez de "salvemos as florestas".
    Mas ambos têm músicas aproveitáveis...

    ResponderExcluir