sábado, 3 de outubro de 2009

Outra daquelas de detonar....

Outro dia desses a amiga de uma amiga minha, que era completamente contra o uso de botox acabou secretamente aderindo ao "tratamento" estético e pagou por 20 injeções de botox na testa, das quais uma perfurou um vaso e deixou a amiga da minha amiga com a aparência de um lutador de boxe franzina depois de um breve encontro com o Myke Tyson.

Risos à parte e sem tecer qualquer julgamento pessoal, a amiga da minha amiga não era a amiga dela e sim ela mesma, que em primeira instância não quis confessar, seja por vergonha do olho roxo, seja por vergonha do ato de procurar uma solução para um problema estético que eu particularmente não havia reparado, ou talvez não me importasse.

Faço a ressalva de que minha amiga é uma mulher muito bonita, culta, de inteligência veloz e apurada e senso de humor muito singular.
De qualquer maneira devo confessar que o assunto me incomodou e eu não entendia exatamente por que, mas essa nossa "civilização" é definitivamente esquisita.

Pensemos...a mulherada malha na academia, passa horas no cabelereiro, se depila com cera quente e faz bigodes bonitinhos na pubis, paraliza partes do rosto com botox, coloca silicone nos seios e na bunda,faz dietas de faquir.Tudo isso para manter uma aparência boa e jovial, mas péraí... fazem isso para si?
Noop meus caros leitores, elas fazem na verdade para os outros, mas péraí ...e quem são esses outros??
Os homens por quem querem ser desejadas,as mulheres contra quem competem pelos homens, as "amigas" que criticam ou pelas quais são criticadas,o catecismo da midia e da imprensa que pregam valores de perpétua beleza e juventude...mas onde está exatamente a opinião dessas pessoas??
Esse ainda não é o ponto.
Antes de continuar,acho conveniente mencionar que não me estou me esquecendo de que esse veneno entre mulheres é um fenômeno da natureza reconhecido e documentado em larga escala entre todos os povos desse mundão afora.
Até este momento eu só constatei algo que qualquer Joãozinho já sabe.
Afora saber, não é para qualquer Joãozinho assumir que ninguém quer uma Ferrari para passear na ilha de Marajó...que dirá procedimentos estéticos...estamos treinados para encontrar reconhecimento e admiração no que temos ou no que aparentamos...para o bem ou para o mal esses são os valores em voga e compra quem quer.
O que na verdade me incomoda é pensar que esses altos investimentos, sejam financeiros ou de dor física estão voltados para o momento, não para o todo e estão focados no outro e não em nós mesmos.Dependemos da opinião ou admiração do outro para nos sentirmos bem.Tudo isso na verdade está na negação.
Havemos de convir que uma mulher que investe na vida dessa maneira não se interessa por um homem que não divida a mesma opinião à respeito desses valores,ou que não dê valor às mesmas coisas, para nao falar que ela não vai depois de todo esse sacrifício querer estar com um sujeito barrigudo que entende que certas coisas fazem parte da existência humana.
Para minha amiga que foi no embalo da tchurma e que entende o que eu estou falando, isso deve incomodar mais do que passar 1 mês de olho roxo...
Esse delírio coletivo por soluções de curta duração é uma indústria que fatura zilhões e que ao contrário do que possa parecer não é irracional e sim extremamente lógica, já que sabe que em determinado momento não há quem controle a lei da gravidade ...e o que fazer depois disso?Por quanto tempo fazer isso??
Até quando isso tem importância?
Anteriormente eu falei de negação.Negação do que ó raios?
Essa indústria se aproveita da nossa negação de responsabilidades, complexidades na convivên-cia, para não falarmos em casamentos, filhos, netos, rugas, câncer e outras doenças horríveis, calvície entre outras coisas.Ou será que daqui a pouco alguém vai inventar uma pílula de fonte da riqueza e da juventude??
Um falecido tio dizia que é melhor ser rico saudável do que pobre e doente...quem não gostaria de ter essa possibilidade de escolha??
Não estou dizendo que não admiro a beleza e a jovialiadade, mas admiro o que é belo, o jovial jovial e não o jovial refeito.Os homens certamente admiram a estética e mesmo depois dos 70 anos continuam trocando e-mails com fotos de beldades nuas e filmes de sacanagem,mas os anos luz que separam devaneios da vida real são duas coisas diferentes.
Uma mulher que se cuida e se embeleza certamente é algo apreciável, mas o conceito de se cuidar aparentemente está distorcido, para não falar que as pessoas parecem não se dar por conta do quanto se tornam mais charmosas e interessantes na medida em que amadurecem.
O avanço da idade deveria nos libertar e nos mostrar que a grandeza e a beleza de ser se operam do interior para o exterior e não ao contrário.
Ando pensando um pouco nessa coisa de envelhecer. Ao mesmo tempo penso que não quero envelhecer sozinho.Nunca havia olhado relacionamentos por esta perspectiva...faz parte do negócio escolher como e com quem envelhecer.Pode parecer exagero mas o tempo está voando e eu me lembro da minha festa de aniversário de 18 anos, há exatos 23 anos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário